Arcanjos



Do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro".
A Bíblia hebraica usa os termos abaixo quando se referem aos mensageiros angelicais:
 מלאכי אלוהים (malakhi Elohim, "anjo de Deus");
 מלאכי אֲדֹנָי (malakhi Adonai, "Anjo do Senhor");
 בני אלוהים (b'nei elohim, "filhos de Deus");
 הקדושים (ha-qodeshim, "os santos");
 העליונים (ha-elyonim, "os elevados").
Os Arcanjos mais conhecidos são Miguel, Rafael e Gabriel.
Miguel, מִיכָאֵל (Micha'el ou Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhal; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'ī.
Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo, o Arcanjo dos Arcanjos, que em “Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu”.
Gabriel, גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; em aramaico Gabri-el, "homem forte de Deus".
Foi-lhe confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar a Maria, a Virgem de Nazaré, o nascimento do Filho de Deus, Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīl; amárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl).
Rafael significa "Deus cura" em hebraico e por isso ele é considerado “o portador da cura Divina, fornece indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito”.
“Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo, além do que é um dos três que visitaram Abraão antes da devastação física de Sodoma e Gomorra”.
No Livro de Tobias, presente somente no cânon católico e ortodoxo, e não na bíblia protestante, capítulo 12, versículo 15:
“Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor"
No cânon da Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel, responsáveis pela vigilância universal durante o período dos Nefilim, os "anjos caídos".
A Igreja Ortodoxa ressalta o papel de Uriel como elo de ligação entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina.
A cultura popular faz deles protetores contra as ações do Maligno.
Meus irmãos judeus antes de irem dormir recitam uma oração tradicional nomeando quatro Arcanjos:
"À minha direita, Michael e meu Gabriel esquerdo, diante de mim Uriel e atrás de mim Raphael, e por minha cabeça Shekhinah de Deus (" a presença de Deus ") ".
Resumindo os Anjos tanto no Judaísmo, quanto Cristianismo, são espíritos ministradores, enviados pelo Senhor nosso Deus, por D’us, para servir.
Em uma carta endereçada aos judeus nos primórdios do cristianismo encontramos:
Carta aos Hebreus, capitulo 1, versículo 14:
“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
Atos dos Apóstolos, capitulo 12, versículos 5 até 11:
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.

No Livro do Apocalipse, também chamado de Apocalipse de João, o último do Cânon bíblico, o escritor sacro nos revela em Apocalipse 19:10:
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Acima já expliquei muito sobre os Anjos, Arcanjos, mas vou incluir essa parte do artigo “Valorizar demais os anjos é atitude de um verdadeiro cristão?”, do pastor Silas Malafaia, no site http://www.verdadegospel.com:
Como seres espirituais, que têm um corpo imaterial, na maior parte do tempo, os Anjos são invisíveis aos olhos humanos, mas atuam em nosso mundo físico de acordo com a vontade de Deus, fazendo com que ela se cumpra.
O que os Anjos costumam fazer? Eles transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para animá-los, confortá-los, dar livramentos, reuni-los com o povo de Deus (Daniel 10; Zacarias 1.19,20); protegem os que temem ao Senhor das investidas do maligno (Salmos 34.7; 91.11,12; Daniel 6.22); batalham a favor de cristãos, povos e nações em conflitos que se travam no mundo espiritual (Isaías 37.36; Daniel 10.13; 12.1) e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Gênesis 19; Atos 12.23; Apocalipse 16).
Os cristãos não podem jamais cultuar Anjos ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio 5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10).
Sendo assim, para ratificar o ensino bíblico acerca dos anjos e evitar misticismo ou culto a tais seres, finalizo com a exortação de Paulo à Igreja:
Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão (Colossenses 2.18).


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