Arcanjos
Do grego αρχάγγελος, arkangélos, que
significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de
archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro".
A Bíblia hebraica usa os termos abaixo
quando se referem aos mensageiros angelicais:
מלאכי אלוהים (malakhi Elohim,
"anjo de Deus");
מלאכי אֲדֹנָי (malakhi Adonai,
"Anjo do Senhor");
בני אלוהים (b'nei elohim,
"filhos de Deus");
הקדושים (ha-qodeshim, "os santos");
העליונים (ha-elyonim, "os elevados").
Os Arcanjos mais
conhecidos são Miguel, Rafael e Gabriel.
Miguel, מִיכָאֵל (Micha'el ou
Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'ī.
Miguel é especificamente citado como
"O" arcanjo, o Arcanjo dos Arcanjos, que em “Apocalipse 12:7-9,
Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os
derrota durante a guerra no céu”.
Gabriel, גַּבְרִיאֵל, no hebraico
moderno Gavriʼel, no latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl.
Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou
جبرائيل, transl. Jibrail; em aramaico Gabri-el,
"homem forte de Deus".
Foi-lhe confiada a missão mais alta que
jamais havia sido confiada a alguém: anunciar a Maria, a Virgem de Nazaré, o
nascimento do Filho de Deus, Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus
cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīl; amárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl).
Rafael significa "Deus cura" em
hebraico e por isso ele é considerado “o portador da cura Divina, fornece
indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito”.
“Rafael também é figura proeminente nos
costumes do Judaísmo, além do que é um dos três que visitaram Abraão antes da
devastação física de Sodoma e Gomorra”.
No Livro de Tobias, presente somente no
cânon católico e ortodoxo, e não na bíblia protestante, capítulo 12, versículo
15:
“Eu sou
Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do
Senhor"
No cânon da Igreja Ortodoxa da Etiópia, o
Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel,
responsáveis pela vigilância universal durante o período dos Nefilim, os
"anjos caídos".
A Igreja Ortodoxa ressalta o papel de Uriel
como elo de ligação entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando
as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as
mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina.
A cultura popular faz deles protetores
contra as ações do Maligno.
Meus irmãos judeus antes de irem dormir
recitam uma oração tradicional nomeando quatro Arcanjos:
"À minha
direita, Michael e meu Gabriel esquerdo, diante de mim Uriel e atrás de mim
Raphael, e por minha cabeça Shekhinah de Deus (" a presença de Deus
") ".
Resumindo os Anjos tanto no Judaísmo, quanto
Cristianismo, são espíritos ministradores, enviados pelo Senhor nosso Deus, por
D’us, para servir.
Em uma carta endereçada aos judeus nos
primórdios do cristianismo encontramos:
Carta aos Hebreus, capitulo 1, versículo 14:
“Não são
porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor
daqueles que hão de herdar a salvação?”
Atos dos Apóstolos, capitulo 12, versículos 5
até 11:
Pedro, pois,
era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando
Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo
entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta
guardavam a prisão.
E eis que
sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a
Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das
mãos as cadeias.
E disse-lhe o
anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais:
Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo, o
seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas
cuidava que via alguma visão.
E, quando
passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a
cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua,
e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro,
tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo,
e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
No Livro do Apocalipse, também chamado de
Apocalipse de João, o último do Cânon bíblico, o escritor sacro nos revela em Apocalipse
19:10:
E eu
lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou
teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus;
porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Acima já expliquei muito sobre os Anjos,
Arcanjos, mas vou incluir essa parte do artigo “Valorizar demais os anjos é
atitude de um verdadeiro cristão?”, do pastor Silas Malafaia, no site
http://www.verdadegospel.com:
Como seres espirituais, que têm um corpo
imaterial, na maior parte do tempo, os Anjos são invisíveis aos olhos humanos,
mas atuam em nosso mundo físico de acordo com a vontade de Deus, fazendo com
que ela se cumpra.
O que os Anjos costumam fazer? Eles
transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para animá-los,
confortá-los, dar livramentos, reuni-los com o povo de Deus (Daniel 10;
Zacarias 1.19,20); protegem os que temem ao Senhor das investidas do maligno
(Salmos 34.7; 91.11,12; Daniel 6.22); batalham a favor de cristãos, povos e
nações em conflitos que se travam no mundo espiritual (Isaías 37.36; Daniel
10.13; 12.1) e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Gênesis 19; Atos 12.23;
Apocalipse 16).
Os cristãos não podem jamais cultuar Anjos
ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio
5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10).
Sendo assim, para ratificar o ensino bíblico
acerca dos anjos e evitar misticismo ou culto a tais seres, finalizo com a
exortação de Paulo à Igreja:
Ninguém vos
domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos,
metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal
compreensão (Colossenses 2.18).
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