I-Primeira Tríade:



Serafins:
Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", no plural: שְׂרָפִיםərāfîm, Latim: serafim e seraphin (plural).
A Tradição coloca os Serafins no mais alto nível da hierarquia angelical cristã e na quinta posição de dez na hierarquia angelical judaica.
No Livro do Profeta Isaias, no capitulo 6, versículos 1,2,3, está escrito:
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.
São eles que clamam permanentemente a Gloria da Santidade de YHVH, O Senhor, o Deus Eterno.
Aleluia!!!!
Querubim/ querubins:
Querubim, כרוב - "keruv" -  plural כרובים – meruim, é mencionado várias vezes no Tanakh, no Antigo Testamento, em livros apócrifos e em muitos escritos judaicos.
Em Gênesis é revelado que seu dever original tendo sido a proteção do Jardim do Éden, pois assim está escrito no Genesis, capitulo 3, versículo 24:
“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
 Em Êxodo 25: 1:
“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 19- “Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.”
Em Ezequiel 10: de 1 até 22:
Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante à forma de um trono.
E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.
E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.
Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.
E o ruído das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.
Sucedeu, pois, que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e parou junto às rodas.
Então estendeu um querubim a sua mão dentre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu.
E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.
Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo.
E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda no meio de outra roda.
Andando estes, andavam para os quatro lados deles; não se viravam quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse seguiam; não se viravam quando andavam.
E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor.
E, quanto às rodas, ouvindo eu, se lhes gritava: Roda!
E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia.
E os querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.
E, andando os querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam deles.
Parando eles, paravam elas; e, elevando-se eles elevavam-se elas, porque o espírito do ser vivente estava nelas.
Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.
E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins.
Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas, e a semelhança de mãos de homem debaixo das suas asas.
E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar, o aspecto deles, e eles mesmos; cada um andava para diante do seu rosto.
Ofanins:
No judaísmo, hebraico אוֹפַנִּים – rodas, 'Ōphannīm; singular: אוֹפָן ' ōphān, ofan, que segundo Maimônides afirma que os Ophanim ocupam o segundo lugar dos 10 lugares da hierarquia angélica judaica.
No cristianismo eles são os “Tronos” citados pelo Apostolo Paulo em Colossenses 1: 16:
 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Segundo a Tradição “eles são os portadores do Trono de Deus, daí o nome”.
Rosemary Ellen Guiley, nascida em 8 de julho de 1950, escritora americana sobre temas relacionados à espiritualidade, diz que:
“Os "tronos", também conhecido como 'ophanim' (offanim) e 'galgallin', são criaturas que funcionam como os carros reais de Deus conduzidos pelos querubins. Eles são caracterizados pela paz e submissão. Deus repousa sobre eles. Os tronos são representados como grandes rodas que contêm muitos olhos e residem na área do cosmos, onde a forma material começa a tomar forma. Eles cantam glorias a Deus e permanecem para sempre em sua presença. Eles medem a justiça divina e mantêm a harmonia cósmica de todas as leis universais.”

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