I-Primeira Tríade:
Serafins:
Saraf (שרף) significa
"queimar" ou "incendiar", no plural: שְׂרָפִים -śərāfîm, Latim:
serafim e seraphin (plural).
A Tradição coloca os Serafins no mais alto
nível da hierarquia angelical cristã e na quinta posição de dez na hierarquia
angelical judaica.
No Livro do Profeta Isaias, no capitulo 6,
versículos 1,2,3, está escrito:
“No ano em
que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e
sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por
cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas
cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo:
Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua
glória”.
São eles que clamam permanentemente a Gloria
da Santidade de YHVH, O Senhor, o Deus Eterno.
Aleluia!!!!
Querubim/
querubins:
Querubim, כרוב -
"keruv" - plural כרובים – meruim, é mencionado várias vezes no Tanakh, no
Antigo Testamento, em livros apócrifos e em muitos escritos judaicos.
Em Gênesis é revelado que seu dever original
tendo sido a proteção do Jardim do Éden, pois assim está escrito no Genesis,
capitulo 3, versículo 24:
“E havendo
lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada
inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
Em
Êxodo 25: 1:
“Então falou
o SENHOR a Moisés, dizendo: 19- “Farás um querubim na extremidade de uma parte,
e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o
propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.”
Em Ezequiel 10: de 1 até 22:
Depois olhei,
e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu
sobre eles uma como pedra de safira, semelhante à forma de um trono.
E falou ao
homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do
querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e
espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.
E os
querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma
nuvem encheu o átrio interior.
Então se
levantou a glória do Senhor de sobre o querubim indo para a entrada da casa; e
encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do
Senhor.
E o ruído das
asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus
Todo-Poderoso, quando fala.
Sucedeu,
pois, que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre
as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e parou junto às rodas.
Então
estendeu um querubim a sua mão dentre os querubins para o fogo que estava entre
os querubins; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o
qual o tomou, e saiu.
E apareceu
nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.
Então olhei,
e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra
roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de
berilo.
E, quanto ao
seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda
no meio de outra roda.
Andando
estes, andavam para os quatro lados deles; não se viravam quando andavam, mas para
o lugar para onde olhava a cabeça, para esse seguiam; não se viravam quando
andavam.
E todo o seu
corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os
quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor.
E, quanto às
rodas, ouvindo eu, se lhes gritava: Roda!
E cada um
tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do
segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de
águia.
E os
querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto
ao rio Quebar.
E, andando os
querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as
suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam
deles.
Parando eles,
paravam elas; e, elevando-se eles elevavam-se elas, porque o espírito do ser
vivente estava nelas.
Então saiu a
glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.
E os
querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando
saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental
da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os
seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci
que eram querubins.
Cada um tinha
quatro rostos e cada um quatro asas, e a semelhança de mãos de homem debaixo
das suas asas.
E a
semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar, o aspecto
deles, e eles mesmos; cada um andava para diante do seu rosto.
Ofanins:
No judaísmo, hebraico אוֹפַנִּים – rodas, 'Ōphannīm; singular: אוֹפָן ' ōphān, ofan, que segundo Maimônides afirma que
os Ophanim ocupam o segundo lugar dos 10 lugares da hierarquia angélica
judaica.
No cristianismo eles são os “Tronos” citados
pelo Apostolo Paulo em Colossenses 1: 16:
Porque nele foram criadas todas as coisas que
há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações,
sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Segundo a Tradição “eles são os portadores
do Trono de Deus, daí o nome”.
Rosemary Ellen Guiley, nascida em 8 de julho
de 1950, escritora americana sobre temas relacionados à espiritualidade, diz
que:
“Os "tronos", também conhecido
como 'ophanim' (offanim) e 'galgallin', são criaturas que funcionam como os
carros reais de Deus conduzidos pelos querubins. Eles são caracterizados pela
paz e submissão. Deus repousa sobre eles. Os tronos são representados como
grandes rodas que contêm muitos olhos e residem na área do cosmos, onde a forma
material começa a tomar forma. Eles cantam glorias a Deus e permanecem para
sempre em sua presença. Eles medem a justiça divina e mantêm a harmonia cósmica
de todas as leis universais.”
Comentários
Postar um comentário